Mercearia Social
Distribuição de cabazes de alimentos às famílias carenciadas, duas vezes por mês.
O projeto da Mercearia Social foi iniciado com a parceria do Banco Alimentar no mês de maio de 2019 de forma a ajudar a população no combate ao elevado índice de desemprego, agravado pelo regresso de muitos lusodescendentes.
Este projeto baseia-se então num apoio em géneros alimentares que funciona com um sistema de créditos.
A obtenção de créditos é feita através da participação ativa dos beneficiários, que ao prestarem serviços de acordo com os seus talentos recebem créditos que são usados na “aquisição” dos produtos. Deste modo há uma valorização da pessoa, promovendo também o aumento da auto estima.
Ao longo do ano de 2023, os serviços prestados pelos beneficiários para obtenção de créditos foram: manicure às pessoas que integram o IdosoAtivo; trabalhos na horta; jardins; limpeza do edifício da Casa do Povo; limpeza no edifício do centro de dia; participação no “Valorizar-se, Aprender Mais” aulas de natureza transdisciplinar, uma vez por semana às pessoas que acham que não têm “talentos” para partilhar.
Ao longo do ano 2023, mensalmente, foram beneficiados 92 agregados familiares.
A casa do Povo de Água de Pena pretende ser um polo dinamizador da melhoria das condições de vida da população, residente na freguesia de Água de Pena, priorizando assim os mais carenciados.
Tendo em conta as problemáticas existentes nos diversos agregados familiares nesta mesma freguesia, nomeadamente, o desemprego, a pouca qualificação profissional e a dependência, através da recolha de alimentos, com a parceria do C.A.S.A. – Centro de Apoio aos Sem Abrigo, pretendemos atenuar as dificuldades alimentares cedendo assim bens alimentares às famílias carenciadas.